quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Quem inventou a corrupção? Ora, tenha a fineza de desinventar!



Digo eu, cá com os meus botões: se o Lacerda se digladiava contra o Getúlio Vargas bramando contra a corrupção; se o Jânio Quadro era traído e finalmente foi vencido pelas "forças ocultas" que o impediam de combater a corrupção e "varrer toda a sujeira da administração pública"; digo eu ainda -se o Golpe de 1964 foi para acabar com a corrupção e o perigo comunista, já que João Goulart era perigoso porque simpatizava com Cuba, tinha uma política exterior independente de Washington, nacionalizando uma subsidiaria da ITT norte-americana e estatizando, no início de 1964 o petróleo; digo eu, cá com os meus botões: como pode ser que a corrupção e a maldade estatal tenham nascido em 1979 com o PT e se instalado no país em 2003 com o Lula e em 2011 com a Dilma? Tudo era joia na época em que o Carlos Lacerda e a UDN combatiam...o quê? qual corrupção se foi o PT que a inventou? 
Tudo era chuchu beleza na época dos coronéis e generais, e depois se estragou tudo de novo? foi assim que aconteceu? e quando se estragou? com o PMDB e as Diretas Já? com o Sarney e o Plano Cruzado? com o Collor que não conseguiu caçar nenhum marajá? ou com o Itamar Franco que parou com a inflação e criou a moeda Real em julho de 1994? o com o FHC que governou de 1995 a 2002, já com uma inflação controlada, que ainda ssim subiu de 1,7 a 12,5% (média 6,6% em 8 anos)? foi ele que estragou tudo? 
Não! foi o PT. Ah, entendi, antes então era tudo uma maravilha e vio o sapo barbudo e ferrou tudo? ou foi aquela gerentona Dilma que todos admiravam ao início do mandato e tinha 70% de aprovação até que "o gigante acordou" em junho de 2013?
E por que então o Paulo Francis -nada parecido com um petralha bolivariano- morreu de angústia depois de ter dito na TV norte-americana que a Petrobras era um antro de pilantragem e que todo alto diretor tinha conta na Suíça? isso não foi anos antes de ele morrer -claro, né?- em 1997, processado numa extorsão milionária pelo presidente da Petrobrás, o Joel Rennó, na época do FHC? 
E por que o FHC não mandou o presidente da Petrobrás, Joel Rennó ficar quieto, se a corrupção ainda não tinha sido inventada? 
Então o PT "aparelhou" a Petrobras antes de assumir, em plena época do FHC?. Tô entenenu não!

Leio e releio o comentário de Elio Gaspari -aquele que fala do PT como "os comissários" e fala do estado como "a viúva"-. Sim, leio e releio o artigo do Gaspari, nada bolchevique ele, e fico com a nítida impressão de que a corrupção existia bem antes de 2003, talvez antes de 1997 até, quando ele escreveu esta despedida para o Paulo Francis, fundador do Manhatann Connection, clube dos liberais exilados e os livre-pensadores expatriados. Se o pai e mentor dos Mainardi e Cia já suspeitava que havia corrupção da brava nos anos de 1994, 95, vai ver que havia, sim.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc050232.htm 


Javier Villanueva, São Paulo, 19 de novembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário