terça-feira, 3 de março de 2015

Mauro Ribera e o Frente Patriótico Manuel Rodríguez


Leia a 1ª parte aqui:
http://javiervillanuevaliteratura.blogspot.com.br/2015/02/mauro-eugenio-ribera-escritor-no-brasil.html
A 2ª parte:
http://javiervillanuevaliteratura.blogspot.com.br/2015/03/mauroribera-no-chile-1973.html

Mauro Ribera segue no Chile.
O Frente Patriótico Manuel Rodríguez.

Mauro Ribera, embora em circunstâncias muito difíceis, convivendo em casas muito pobres de paisanos mapuches, consegue atravessar o longo período da ditadura de Pinochet, sem pensar em momento algum em retornar ao Brasil. Cruza a cordilheira de leste a oeste, e de oeste a leste, mais de doze vezes –sempre na clandestinidade e por passagens mal vigiadas pelo exército ou os carabineiros chilenos, e a “gendarmeria” argentina. 

É que em meados da década de 1970 – apenas um par de anos depois do golpe sangrento de setembro de 73- começa nas grandes cidades chilenas um processo de formação de grupos de autodefesa e de embriões de milícias populares, que desenvolvem diversas ações armadas urbanas, que aos poucos vão se estendendo a todo o país. E o Mauro Ribera não quer estar ausente.
Então começa a se registrar na imprensa da época, tanto a do regime como na das organizações políticas, incontáveis fatos e ações. Alguns deles eram a colocação de bombas que explodiam em locais das forças armadas, do governo e as instituições municipais e nas sedes de empresas transnacionais; aumentava a distribuição de alimentos nas populações pobres; as Milícias de Resistência Popular confiscam um caminhão com quatro toneladas de leite e produtos lácteos, que imediatamente são entregues para as crianças da “población” Vitória; oito grandes cortes e quedas de energia que afetam diferentes regiões do país; são interrompidas as transmissões da Televisão Nacional. No dia 11 de setembro, enquanto Pinochet pronuncia o seu discurso tradicional, várias operações de propaganda conjuntas do MIR e do Partido Comunista em diversas “poblaciones”, com panfletagem casa por casa e pinturas nos muros; e ainda mais 10 ações de milícia que são articuladas e ligadas às mobilizações que não param de crescer no movimento de massas. Em setembro de 1981 em Neltume, enquanto o MIR adianta os preparativos para a luta guerrilheira rural, em frente da cidade de Valdivia, 7 militantes da Resistência Popular, organizada pelo PC Chileno e que culminará no FPMR foram mortos em confrontos com as tropas da ditadura.

De 1982 a 1988 continuam as ações armadas das milícias e vão surgindo novas organizações de combate, como a Frente Patriótica Manuel Rodríguez – o FPMR, formado por quadros especializados do PC- e o Mapu-Lautaro. No calor dos protestos, em 1982, quando a repressão dissolve uma marcha da fome, explodem duas bombas em uma central elétrica no sul do país. Como resultado, a cidade inteira de Concepción e as regiões de Lota, Coronel e San Juan permanecem sem eletricidade por mais de 3 horas.

Na década de 1980, o MIR realizou transmissões através da Rádio Libertação, uma rádio popular que utilizou as ondas da televisão nacional, por exemplo, durante o jogo Chile-Áustria (1982), e cuja transmissão foi ouvida no setor sul da capital e na cidade de San Bernardo. Durante a Copa do mundo, foram feitas 24 emissões de rádio. Houve outras ações cujos objetivos são econômicos e militares e as milícias produzem um ataque contra a base aérea de El Bosque. Os milicianos lançaram 8 foguetes de modo intermitente contra a base da FACh –Força Aérea chilena- . Também houve expropriação de dinheiro nas plantas das multinacionais automotivas Datsun.
A capacidade de combate ascendente da FPMR ocorre durante os anos de 1985 e 1986: são 904 ações de sucesso e 200 falhas, com 70 detonações de torres elétricas; também produziram 30 cortes de estradas de ferro; 18 ataques contra instalações das forças da repressão; 338 ações menores de sabotagem; cinco caminhões com alimentos foram distribuídos, e ainda houve oito ações especiais, uma delas em 1986, no mesmo ano em que foram descobertos os arsenais e estoques do FPMR, a guerrilha do PC chileno lançou a sua ação mais audaciosa com a emboscada a Pinochet no Cajón del Maipo, produzindo vários danos ao veículo blindado do ditador e a morte de cinco membros de sua escolta.
Em 1987 os combatentes do FPMR ainda realizaram o sequestro do Coronel Carreño, que depois de 92 dias de cativeiro, foi deixado livre na cidade de São Paulo, em Brasil, na marginal do rio Tietê. A exigência para a sua libertação foi a compra de 2 milhões de dólares em alimentos, que foram distribuídos entre os moradores da periferia pobre de Santiago a pedido da Frente Patriótica Manuel Rodrigues, que assumiu o sequestro.

Em 1988 o procurador militar F. Torres, é salvo de uma emboscada pelo FPMR. Esta organização também desenvolveu uma forte experiência de transmissões de rádio de postos de trabalho móveis. A revolta popular ia a duas mãos, numa a Rádio Manuel Rodríguez e na outra, a Rádio Rebelión. Apesar das limitações técnicas em termos de seu raio de ação, estas transmissões de rádio tiveram um grande impacto sobre a população e eram mais um incentivo para a organização e o protesto que surgiam novamente com força. Em 1986, a FPMR já tinha consolidado uma estrutura estável de equipamentos de rádio, com cerca de vinte pontos de transmissão, o que permitia ter um registro de quase trezentas transmissões mensais.

E continuaram também numerosas ações armadas de vários sectores do povo que iam se comprometendo cada vez mais em defesa dos seus direitos, e que já começam, aos poucos, a pensar no fim da ditadura criminosa. E assim cresceram também os atos e as manifestações de rua por todas as cidades do país.

Em relação às mobilizações de massa, desde 1977 –ou seja, a pouco mais de três anos de instalado o golpe sangrento de Pinochet- já se produziram as primeiras manifestações públicas contra a ditadura, que vão se repetir em 1978, com incidentes durante o 1º de maio e em setembro de 1979, com forte repressão aos manifestantes.

Mauro Ribera conta que, já no ano de 1980 começa uma nova fase na luta contra a ditadura. Ele próprio deixa a área de fronteira nas montanhas para instalar-se, definitivamente, em Concepción e mais tarde em Valparaiso. A repressão ditatorial já não é mais capaz de impedir totalmente a mobilização das massas que começa a se espalhar entre os trabalhadores, os residentes das “poblaciones” suburbanas, os estudantes e outros sectores democráticos. Em 1982 aconteceu a primeira greve de fome no marco de uma multidão de manifestantes que durante várias horas se enfrentaram nas ruas com vários piquetes de polícia móvel. Entre 1983 e 1987 continuaram a se multiplicar as grandes manifestações

A resposta da ditadura foi a repressão e repetidamente unidades do exército e da polícia isolava as populações da capital, levando para fora das "poblaciones" todas as pessoas com mais de 14 anos de idade . Milhares de jovens eram detidos nessas operações. No terceiro protesto nacional de julho de 1983, baixou a violência policial com gás lacrimogêneo e balas em mais de vinte populações periféricas de Santiago. No final de 1983, haverá um total de mais de 69 chilenos mortos, vítimas da repressão oficial por soldados, policiais e a ação de civis "não identificados".

Em julho de 1986, acontecem dois dias de greve nacional nas principais cidades do Chile; a greve e o protesto se expressam nas mais diversas maneiras, por meio de comícios, bloqueios de estradas, manifestações, assembleias, panelaços, trabalho lento, ocupação de praças públicas e muitas outras formas de protesto. A repressão cobrou 7 vidas e centenas de feridos. Os jovens comunistas Rodrigo Rojas e Carmen Gloria Quintana são queimados por uma patrulha militar, o último morre. 
Em outubro de 1987, o comando nacional dos trabalhadores lança a greve geral e milhares de trabalhadores se manifestam em assembleias, expressando-se por meio dos “viandazos” -fazendo barulho com as marmitas- sua rejeição à política de demissão e de arrocho salarial do governo. Os grandes protestos nacionais deixam centenas de mortos, milhares de feridos e manifestantes detidos, com centenas de ataques e operações militares em cidades e nos bairros da classe trabalhadora.

Neste período, a força ascendente do movimento de resistência liderado pelas renacentes FPMR e o MIR e Mapu-Lautaro, a criatividade popular e a presença das organizações são fortalecidas, os partidos de esquerda formam espaços da unidade para apoiar todas as formas de luta contra o regime ditatorial. Através de uma multidão de ações, que são impossíveis de resumir em sua totalidade, os trabalhadores e o povo indicam o legítimo direito a escolher as diferentes maneiras em que se expressa a resistência popular, apesar do terror e a repressão.

A transição e o fim da ditadura

A burguesia, reconstituídos e fortalecidos todos os pilares do seu sistema de dominação, abandona as vanguardas da esquerda, consolida o modelo capitalista neoliberal, e começa a discutir os termos do processo de transição para o restabelecimento do sistema parlamentar através de uma aliança política que sustentará a futura coalizão para a volta da democracia no Chile.
O primeiro passo foi a assinatura de acordos e garantias para a manutenção e a continuidade dos atuais modelos econômicos e sociais, e a impunidade aos militares criminosos: depois do fim da ditadura e de três governos consecutivos da chamada Concertación -Aylwin, Frei e Lagos- os principais instigadores e culpados pelos crimes da ditadura continuavam livres, com uma permanente reivindicação de um modelo que promete justiça e  verdade, com uma base econômica e social que apresentam como altamente inclusiva, mas com a existência de presos políticos e populares, e com os trabalhadores com salários de fome com aparelhos e polícia que, nos bairros e setores populares, continuam em democracia, com as mesmas práticas repressivas da ditadura.

-Como e por que surgiu o FPMR do PC chileno, uma experiência bastante insólita, e como foi que renasceu o MIR?- me pergunta Mauro Ribera, e se esquece da reportagem sobre seus contos que eu vim fazer.
-Eu creio- explica sem tirar os olhos da cordilheira- que o surgimento nasceu da ruptura violenta que sofreu o projeto de construção do “socialismo pela via pacífica”, e tudo o que isso significava olhando pra derrota política e militar que começou em 11 de setembro de 1973.

-O projeto do “socialismo pacífico” foi praticamente anulado em seu início, mas permitiu que os setores populares e grandes massas de trabalhadores se tornassem protagonistas da liderança do país. Com um alto grau de politização, as massas se reuniram numa forma organizada para resolver os problemas que enfrentava o governo. O apoio do povo foi demonstrado nas mobilizações permanentes em defesa do governo do presidente Allende, cercado pela forte reação interna e pelo imperialismo norte-americano- disse Mauro Ribera e me mostra a pilha de panfletos e jornais da época que escondeu não se sabe onde durante tantos anos.

-Ante a possibilidade de derrubada, já antes de 1970 e durante os três anos de governo da Unidad Popular, muitos militantes do PC e das Juventudes Comunistas, junto com outros revolucionários, foram se preparar militarmente nos países socialistas, com o objetivo de defender o projeto popular- me mostra Mauro dois Boletins Internos do MIR e do PCCh.
-No início, e enquanto treinvam em Cuba ou lutavam na Nicarágua, esta preparação respondia à necessidade de desenvolver a capacidade combativa do povo a fim de apoiar os sectores “constitucionalistas” das forças armadas, que seria o principal responsável pela defesa. Além disso, o MIR - que já tinha ganhado nesses anos um significativo apoio popular - assumiu a luta armada como um caminho autônomo, para a toma do poder.

-Mas a defesa da estratégia de governo baseou-se no respeito às forças armadas, à constituição e a concepção do caminho pacífico para o socialismo- engrossa a voz o Mauro Ribera. 
-Foi isso o que preparou a derrota do projeto e o alto custo social, político e humano pago pelo povo. A resistência ao golpe de estado foi espontânea e desorganizada, guiada por fatores morais e de dignidade, do próprio Presidente Allende. Mas durou pouco.
-Hoje é fácil criticar a quem pegou nas armas. Mas, por que ninguém critica as ações guerrilheiras dos maquis franceses e dos partisiani italianos contra as tropas alemãs durante a 2ª guerra?- disse Mauro e me dá um apertão de mão antes de sair. 
E nada de falar sobre os seus contos e o realismo fantástico mineiro.

FIM

Javier Villanueva. Valparaíso, outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário