sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Jabuticabas e outros mitos

Resultado de imagem para jabuticabas

Jabuticabas

A jabuticabeira pertence à família Myrtaceae, cresce nos trópicos e existem exemplares em vários países da América Latina, como México, Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil cresce de norte a sul, mais ainda na região sudeste.

Mas o mito (e a Rede Globo, cuja sapiência é finita) insiste em repetir que a jabuticaba é algo que só há no Brasil.

Outros mitos na moda? 

Se você dizer "Quem tem boca vai a Roma", alguém logo te dirá que o correto é: "Quem tem boca vaia Roma".  
Mas, se no português antigo, existe uma variante “Quem língua tem, a Roma vai e vem”. Como fica? Aqui, a troca com o verbo vaiar não poderia ser encaixada.

Além disso, há provérbios em outras línguas com o mesmo sentido, como no espanhol "Preguntando se va a Roma", ou "Preguntando se llega a Roma"; ou no francês "Qui langue a, à Rome va"

Ou seja, uma grande vaia para quem inventou essa troca. 

Outro mito: 

Não vá dizendo por aí "Quem não tem cão caça com gato”, porque alguém aparecerá logo para te corrigir. É “Quem não tem cão caça como gato”, ou seja, se esgueirando, astutamente, te dirão.

Mas, por que então em espanhol se diz "Quien no tiene perro caza con el gato"?

Bom, a linguagem, os ditos populares e os mitos linguísticos são como são e pronto. E se o Carlos Alberto Sardemberg da Globo quiser dizer todo santo dia "isso é uma jabuticaba" para expressar algo autenticamente - e exclusivamente- brasileiro, quem sou eu para tirar dele a ilusão, né?

JV. São Paulo, 26 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário