sexta-feira, 1 de junho de 2018

A independência do México







A independência do México

A Independência do México foi conquistada através de um longo processo de contestação à colonização espanhola, o que envolveu uma guerra, no início do século XIX, e um movimento de emancipação que ganhou força e pressionou a metrópole colonizadora por sua liberdade, pois as divergências políticas e religiosas haviam se tornado agudas. 

No dia 16 de setembro de 1810 O padre Miguel Hidalgo declarou a guerra contra o domínio espanhol na paróquia de Dolores Hidalgo. 
Esta declaração ficou conhecida como o Grito de Dolores, e desde então, Hidalgo passou a liderar um movimento em defesa do México que seria apenas o início de um movimento que iria durar oito anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na independência do país.

Foi um movimento heterogêneo que se formou como uma aliança do partido dos defensores da democracia republicana, que eram os liberais, com os defensores da monarquia, que pertenciam ao partido dos conservadores. 
Após a morte de Miguel Hidalgo quem assumiu o movimento foi José Maria Morelos y Pavón que foi o responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência, mas ela foi invalidada e ele foi assassinado. Foi então que o processo de independência assumiu características de uma guerra de guerrilhas.
Em 1821, a tentativa espanhola de recolonização teve um aparente sucesso, com o triunfo do general Itúrbide. Este, entretanto, acabou por se aliar a Guerrero, segundo um acordo conhecido como Plano Iguala: proclamação da independência, e a igualdade de direitos entre criollos e espanhóis, a supremacia da religião católica, o respeito à propriedade e governo monárquico, sendo a coroa oferecida a Fernando VII da Espanha. 
Entretanto, Itúrbide assumiu o governo com o título de Agustín I, em 1822.

A monarquia mexicana teve curta duração, com a deposição de Itúrbide e a proclamação da república de 1824, sendo eleito para os eu primeiro presidente o general Guadalupe Victoria. 
Entretanto, a instabilidade política marcava o país, não apenas em decorrência das lutas entre caudillos, mas também devido aos conflitos externos. 
Entre os anos de 1846 e 1848, explodiu a guerra com os Estados Unidos, da qual resultou a perda de vastos territórios para o México.

Fontes:
CABALLERO, Romeo R. Flores. La Contrarrevolución en la Independencia : los españoles en la vida política, social y económica de México, 1804-1838. México, 1969.
OCAMPO, Javier. Las Ideas de un Día: el pueblo mexicano ante la consumación de su independência. México, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário