sábado, 24 de novembro de 2018

La historieta en Argentina y Chile. As HQ chilenas e argentinas

La historieta en Argentina y Chile. 
As HQ chilenas e argentinas

Hace un tiempo que escribo sobre la historieta argentina y chilena. ¿Vamos a empezar un resumen y una revisión?
Vean acá el primer artículo sobre Patoruzú:

https://javiervillanuevaliteratura.blogspot.com/2013/10/para-leer-mejor-al-indio-patoruzu.html


E para os amigos brasileiros, vejam a seguir um resumo rápido de tudo o que já publiquei neste Blog e ainda vou publicar.
As imagens, os links e os textos foram tomados de:

http://www.tradutoradeespanhol.com.br/2013/01/):


Chile: 

Condorito é uma tira em quadrinhos criada pelo cartunista chileno René Ríos, conhecido como Pepo. É o gibi mais popular do Chile e foi distribuído em toda a América Latina. 
Como qualquer tira cômica, cada pequena história é independente do resto e tem sempre um final cômico. Uma característica particular das tiras do Condorito é que ao final de cada história, uma ou várias personagens desmaiam após serem vítimas de uma situação embaraçosa, a queda é sempre acompanhada da onomatopeia ¡PLOP!. Também costuma terminar com a exclamação «¡Exijo una explicación!» por parte do Condorito ou de seus amigos quando as coisas não dão certo. 
O estilo cômico que predomina em Condorito é o humor branco e a sátira, mas também há piadas com duplo sentido. 

www.condorito.cl


Argentina: 

Mafalda é o nome de uma tira desenhada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, de 1964 a 1973, protagonizada por uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial, y que se revolta contra o mundo legado pelos adultos. 
Mafalda usufrui de uma altíssima popularidade na América Latina e em alguns países europeus como Espanha, Grécia, Itália e França. Foi traduzida a mais de trinta idiomas. O tipo de humor é perspicaz, irônico e questionador, Mafalda fala não apenas da Argentina, mas das inquietudes de índole universal. 


Site oficial do Quino
www.quino.com.ar 

Larguirucho é uma personagem do cartunista espanhol naturalizado argentino Manuel García Ferré, que ficou popular fazendo parte da primeira série televisiva de desenhos animados Hijitus (1967-1974) na América Latina. 
Ao virar histórias em quadrinhos, Larguirucho transformou-se em um desafortunado que que empre se dá mal. Muito semelhante ao estilo de Condorito. 

clubdehijitus.blogspot.com.br


Patoruzú foi criado pelo cartunista argentino Dante Quinterno em 1928. É uma das personagens mais influentes dos quadrinhos da Argentina. Nasceu como personagem secundária em duas tiras cômicas de vida curta, o cacique Patoruzú - o último dos tehuelches, vistos pelos conquistadores espanhóis como gigantes dotados de força prodigiosa – obteve em pouco tempo sua própria revista em quadrinhos, que daria origem à revista homônima, um dos grandes marcos do humor gráfico argentino. 
www.patoruzu.com

Isidoro Cañones também foi criado por Dante Quinterno e também começou como personagem secundária de Patoruzú, mas que em 1968 tinha suficiente popularidade para merecer a sua própria revista em quadrinhos. A personagem representa o playboy de Buenos Aires. 
Se desejar saber mais a respeito da Mafalda, do Quino, e de outras personagens da Argentina e do mundo, acesse o seguinte site. 

www.todohistorietas.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário