Sociedade humanista, ou sociedade da saciedade?
O manjedouro de Belém é a imagem e o símbolo da pobreza, da
humildade e dos valores humanistas do cristianismo primitivo, isto é, original,
anterior às suntuosidades, luxos e ambições de poder dos papas do Vaticano.
Por sua vez, os Três Reis Magos -Melchor, Gaspar e Baltasar- hoje
têm mais de 2.000 anos de história. Diferente do Papai Noel, cuja tradição só apareceu
no século XIX e sua imagem é conhecida apenas graças à marca Coca-Cola. Uma lenda
parecida existe no folclore grego sobre São Basílio de Cesareia. O Dia de São
Basílio é o 1º de janeiro, e é o momento das trocas de presentes na Grécia. O
Papai Noel da Finlandia vestia roupas escuras –preto ou azul- de bispo; as roupas
do Papai Noel de hoje, porém, são produto de uma campanha publicitária da Coca
Cola:
“(...) A figura do Papai Noel reflete bem essa mistura. De
certa forma, ele existiu. O bispo Nicolau nasceu por volta do século III, na
região conhecida hoje como Turquia, e era famoso por sua paixão pelas crianças.
Rico, costumava distribuir presentes, inclusive jogando-os pela janela. Em
pouco tempo, a história do velhinho e sua extrema bondade espalhou-se também
pela Grécia e pela Itália. Alguns afirmavam que Nicolau operava milagres, mesmo
após sua morte. Foi então que a Igreja Católica decidiu torná-lo santo e
sugeriu que o dia de São Nicolau fosse comemorado junto com o nascimento de
Jesus, no dia 25 de dezembro.”
“(...) Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história
de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus (seu apelido em
inglês) como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía
presentes montado num cavalo voador. O surrealismo da história não impediu que
essa imagem fosse gravada no imaginário popular. Mas foi apenas em 1931 que
Santa Claus ganhou a famosa vestimenta vermelha e branca, graças à Coca-Cola. O
que era apenas para ser uma campanha publicitária para aquele ano acabou
ganhando o mundo.”*
JV, São Paulo, 14 de dezembro de 2013.
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