sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Grande Chaco e "La Fidelidad"

Manuel Roseo, imigrante italiano de 75 años, era o dono de La Fidelidad, uma estancia avaliada em centenas de milhões de dólares, que se espalha em 250 mil hectáreas entre o Chaco e Formosa, na Argentina, que havia sido comprada de Jorge Born nos anos de 1970.

Na Argentina existe uma enorme fazenda de 250.000 hectares que pertenceu a um único proprietário - dom Manuel Roseo- que foi morto sem deixar descendentes. La Fidelidad (fidelidade) é o nome deste estabelecimento rural que cobre cerca de 140.000 hectares na província do Chaco e um pouco mais de 100.000 na vizinha Formosa. Este é um enorme reservatório de biodiversidade, que liga as bacias dos rios Bermejito e Bermejo, uma amostra representativa de todos os tipos de florestas, savanas, pastagens e zonas húmidas do enorme interflúvio ou mesopotámia do Nordeste argentino. Não só não existe nenhuma outra propriedade na região desta dimensão, como é, sem dúvida a maior floresta nativa remanescente na Argentina, um local estratégico para a biodiversidade, mas, obviamente, sujeito à intensa pressão de desmatamento, que faz com que o território perca, a cada ano centenas de milhares de hectares de florestas, o que que arrasa com todos os serviços ambientais que elas prestam. Um 62 por cento do Grande Chaco Americano, é uma ecorregião que fica dentro da Argentina; e dessa área, apenas 3,2 está dentro de qualquer área protegida. Entre os parques nacionais, há um, no Chaco Seco e dois no Chaco Úmido, mas nenhum na transição para o Chaco Semi-árido, onde fica La Fidelidad.

Assim, a Administração Nacional de Parques está muito interessada em adicioná-lo ao sistema nacional de áreas protegidas. Depois de décadas de destruição da floresta e da expansão de plantações de mono-culturas industriais, especialmente da soja, e agora com a pecuária, a área finalmente se transformou em um terreno baldio, um verdadeiro páramo. O que vai trazer muitos problemas adicionais, porque o Chaco é uma floresta com pessoas morando dentro. Aqueles que conheciam El Impenetrable (o Impenetrável), com toda a sua enorme riqueza natural, podem imaginar que La Fidelidad é uma segunda chance, talvez a sua última, para conservar este ecossistema que está sujeito a um risco enorme e imediato: já há ofertas para vender essas terras, até na Internet, o que exige que de um modo urgente as autoridades ofereçam uma oportunidade às florestas e bosques, antes que seja tarde demais para criar uma grande área protegida e complementar os sistemas naturais, ajudando a cumprir os objetivos de protecção da biodiversidade internacionalmente aceitos. La Fidelidad está dentro de uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade do Grande Chaco, na avaliação coordenada pela The Nature Conservancy (TNC), World Conservation Society (WCS) e da Fundación Vida Silvestre Argentina (FVSA) para o Grande Chaco. Essa avaliação incluiu representantes da UBA como GEPAMA, Aves Argentinas, INTA, o governo de Chaco, a Administração de Parques Nacionais (APN) e outras universidades nacionais, associações de produtores, ONGs e governos provinciais e municipais na Argentina bem como instituições similares nas vizinhas Bolívia e Paraguai.


yaguaretéA criação de uma vasta área protegida também permitiria a restauração de outros ecossistemas degradados na mesma região, que é o verdadeiro coração geográfico da América do Sul. Porque o Grande Chaco abrange não só o Nordeste da Argentina, mas também muito do território do Paraguai, Bolívia e a região sul da Amazônia brasileira.

É desejável que os governos das províncias de Chaco e Formosa, o governo federal argentino possam evitar o saque da área e contribuir para a conservação dessa gigantesca floresta nativa. Essa, como dissemos, é uma oportunidade única para abrir espaço para um novo paradigma no uso da terra, que combine os valores das necessidades de conservação com os do desenvolvimento de uma forma inteligente.

Mais informações sobre o tema: veja no O Corsário do Mempo, blog do M. Giardinelli o artigo Salvar La Fidelidad na contratapa de Página/12 de 20 de Abril de 2011: http://www.pagina12.com.ar/diario/contratapa/13-166620-2011-04-20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário