segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ay, cielo mi cielito lindo...



...danza de viento y juncal, prenda de los 
tupamaros, flor de la Banda Oriental.

Quando se fala do Uruguai, além de pensar nas pessoas simpáticas e no bom tango e a culinária -compartilhados com os vizinhos do outro lado do Rio da Prata- o que se lembra hoje é o presidente José Mugica, homem simples e sincero e suas políticas progressistas, como a liberação do aborto a favor da mulher. 

Devo dizer que não apoio apenas uma das suas decisões, que é a liberação da maconha; sou a favor da liberdade, e uma vida livre passa longe das drogas e o álcool, tanto como o libertário evita a polícia e os fanáticos religiosos.

Mas o presidente Mujica -que abre mão de 90% do seu salário presidencial, vive numa casinha simples e anda de fusca- muitos nem sabem, foi um guerrilheiro Tupamaro.


No Uruguai, da 2ª metade do século XX, o Movimiento de Liberación Nacional -MLN- Tupamaros- foi um grupo armado de esquerda que propunha tomar o poder, e foi derrotado em 1972. 


O que significa Tupamaro?

O nome vem do líder revolucionário Tupac Amaru II -José Gabriel Condorcanqui- que em 1781 liderou uma rebelião indígena no Vice-reinado do Peru, e foi forçado pelos espanhóis a presenciar a execução dos seus amigos, sua mulher e filhos, antes de ser esquartejado. Os colonizadores espanhóis chamavam despectivamente de "Tupamaros" a todos os patriotas que lutavam pela independência. 

O cantor e compositor uruguaio Viglietti, em plena ditadura e a despeito da persecução aos Tupamaros do século XX, fez esta música que brinca com as palavras para não falar diretamente do seu apoio à luta dos rebeldes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário