quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Crimes misteriosos e crianças irresponsáveis.





Pepito andava feito um louco atrás do anjinho roliço. Você sabe bem a quem estou me referindo, -porque assim como ele, o Pepito, tinha absoluta certeza que tarde ou cedo o acharia por aí- quase todo mundo, quem mais, quem menos, já teve a sorte ou o azar de encontrá-lo.
O anjinho anda armado e é perigoso, dizia ele. E, ao contrário dos criminosos supostamente mais letais, o tal querubim, segundo contava o Pepito, não respeita nem mulheres ou crianças, nem jovens ou mortais mais velhos. E se isso não bastasse, o danado quase sempre atira para matar, bem no meio do peito, na contramão, e oculto na calçada oposta à sua.
Se alguém o encontrasse por aí –insistia o Pepito- é bom ficar alerta, para não ser enganado por sua aparência inocente e fofinha. Convêm sempre entrincheirar-se num lugar seguro e nada de sentir afetos, simpatia, inclinação ou apego, nem quaisquer considerações amolecidas de tipo nenhum. E é sempre bom fixar o olhar nele, sem hesitação, até que o pequeno anjinho de cabelinhos loiros e encaracolados guarde o arco e desapareça. Ou você estará bem ferrado.
Poucas semanas se passaram depois desta conversa desvairada do Pepito, e crimes misteriosos começaram a se repetir pela cidade toda. Nenhum deles foi esclarecido, mas sempre foi achado, na cena do crime, o mesmo bilhete: "Quem teria sido tão irresponsável de entregar um arco e uma flecha que supostamente daria o amor perfeito, a uma criança?”.

Muitos anos depois, numa visita no cadeião de Pinheiros, o Pepito me disse, muito baixinho para que os guardas não pudessem ouvi-lo, e com um olhar perdido, -“Como seria de tão pouco útil com sua obra o anjinho, que nem se deu conta que estava sendo seguido por uma mulher ou um homem, sei lá, alguém ferido pelas repetidas falhas de alguma das suas flechas irresponsáveis”. O Pepito não parecia estar lá muito bem das ideias.

Javier Villanueva. París, setembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário