sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mauro Eugênio Ribera, escritor no Brasil, revolucionário no Chile.

 

Mauro Eugênio Ribera, escritor.

Mauro Ribera nasceu em Carmo Mourão, estado de São Paulo, a menos de 200 metros da divisa com Minas Gerais. Contavam seus avôs paternos que eram descendentes de Fructuoso Rivera, o uruguaio conhecido informalmente como Don Frutos, e que havia sido um militar e político de peso no pequeno país do sul.

O Fructuoso Rivera -segundo os relatos de uma família na qual ninguém aprendeu a ler e escrever em três gerações até aparecer entre eles o Mauro Eugênio- combateu os portugueses durante a guerra do Império contra Artigas, e foi derrotado em 1816, pela vanguarda da tropa de Carlos Federico Lecor, comandada pelo general Araújo Correia. Quando o Império completou a invasão e a conquista do Uruguai, ao contrário de Artigas, o Fructuoso, antepassado do Mauro Eugênio, permaneceu no país, incorporado-se à tropa portuguesa no posto de coronel e no comando de uma tropa local.
Como o dom Fructuoso era favorável à união do Uruguai com o Brasil, ao invés de vincular-se à Argentina como imaginava Artigas, o povo uruguaio passou a desconfiar dele e a considerá-lo um traidor. Mas isso não afetou muito a sensibilidade do antepassado do Mauro Eugênio, que logo foi promovido a brigadeiro e foi nomeado cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, em 1823.

Mauro Eugênio, fugindo da sina da família iletrada, fez seus primeiros estudos em Conceição do Mato Dentro, um pequeno município de Minas, na borda do Rio Espinhaço, a uns 167 km de Belo Horizonte, na antiga comarca de Sabará.
Mauro Eugênio Ribera, que nunca soube como é que seus avós paternos –segundo eles descendentes diretos do militar uruguaio- tinham vindo parar no interior de São Paulo primeiro e ido pra MG depois- concluiu seus estudos, anos mais tarde, em São Paulo. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, formando-se em 1941. O jornalismo sempre o seduziu, ao mesmo tempo em que se metia aos poucos na política; e poucos anos depois, em 1943, já era redator da Folha de S.Paulo e correspondente da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Já na política, alcançou seu primeiro degrau importante como presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, a entidade estudantil mais antiga dos alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Em 1941 havia sido descoberto o primeiro poço de petróleo para a exploração comercial, em Candeias, no Recôncavo Baiano, e 1939 a 1953 foram perfurados 52 poços em todo o país, descobrindo-se ainda vários novos campos para a exploração. Mesmo assim, no início da década de 1950, o Brasil ainda importava mais de 90% dos derivados que consumia.
Foi nesse momento da economia do país, que aos poucos se transformou num tema político central, que o nosso Mauro Eugênio Ribera largou seus estudos de direito e se lançou de cabeça a luta pela consigna “O petróleo é nosso”. É que depois da Constituição de 1946 foi travado um grande debate em torno da política do petróleo, entre aqueles que admitiam –e que queriam- a entrada de empresas estrangeiras na exploração dos poços, de um lado, e os nacionalistas do outro.

A Constituição de 1946 autorizava a participação do capital estrangeiro na exploração mineral, inclusive do petróleo. O Presidente Dutra havia proposto o Estatuto do Petróleo que iria alterar a Constituição sobre a participação do capital estrangeiro, promovido a construção do Oleoduto Santos-São Paulo e realizado a compra de 22 navios petroleiros. Mas os nacionalistas -e entre eles o nosso Mauro Eugênio Ribera- estavam descontentes com aquele projeto.

Em 1947 aconteceu no Clube Militar uma série de conferências que deflagraram o movimento contrário à abertura do mercado petrolífero ao capital estrangeiro, e em favor do monopólio estatal. De um lado estava o General Juarez Távora, que defendia a postura de abrir o mercado ao capital estrangeiro, e do outro, o General Horta Barbosa, que exigia o monopólio estatal. Mauro Eugênio Ribera estava nesta posição que logo se converteu numa trincheira.
Foi nessa época que surgiu a campanha “O petróleo é nosso!”. Em abril de 1948 aconteceu uma cerimônia no Automóvel Clube do Rio de Janeiro que iniciou a reação das forças nacionalistas ao projeto do Estatuto do Petróleo. Mas, ainda em meio do turbilhão destas lutas, foi no mesmo ano de  1948 que o Mauro Eugênio lançou seu primeiro livro de contos, “O exguerrilheiro”, que não teve muita repercussão esse mesmo ano, mas que era uma espécie de “thriller psicológico” que adianta de um modo literário tudo o que a vida iria trazer ao autor nos próximos anos.

Foi então que o Mauro Eugênio entrou de cheio no mundo da política, primeiro na legalidade da luta parlamentaria e em seguida como militante revolucionário nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro. Em 1964 foi chamado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial de São Paulo, que ficou conhecido como um dos melhores órgãos de imprensa cultural no país. E foi nessa publicação que Mauro Eugênio aproveitou para relançar um dos seus melhores contos fantásticos, “O bombeiro Matias”, em 1968, o que lhe rendeu uma súbita e inesperada fama.

-Exatos 20 anos eu demorei em escrever e publicar, e finalmente reescrever o meu primeiro livro “O exguerrilheiro”, agora com um novo nome -“O bombeiro Matias”- e uma nova estrutura, e nem por isso ele saiu melhor- costumava dizer, rindo dele mesmo, o nosso escritor Mauro Eugênio.

O tataraneto do uruguaio Fructuoso Ribera, obrigado pela situação de miséria da família -e impulsionado pela vontade de estudar, ler e progredir- começou bem cedo a trabalhar e ganhar a vida. Vendeu livros de história e enciclopédias em Minas Gerais, foi professor, jornalista, diretor de jornal e até gerente de uma estação de rádio em São Paulo.

Santiago e Valparaiso, Chile, 1970

Articulado ao longo dos anos de 1972 e 73, por oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com o apoio militar e financeiro da CIA, e de organizações terroristas locais, como a chamada “Patria y Libertad”, de tendências nacional-fascitas, o golpe contra o governo constitucional de Salvador Allende encabeçado por Augusto Pinochet finalmente aconteceu em 11 de setembro de 1973.
Mas antes deste desfecho, que contaremos com mais detalhe em seguida, o nosso amigo Mauro Eugênio Ribera chegou um dia a Santiago de Chile, depois de uma longa viagem entre São Paulo, Porto Alegre, Buenos Aires e Córdoba.

Mauro havia chegado nos primeiros dias de janeiro de 1972, em pleno confronto entre a direita e os movimentos da vanguarda da esquerda revolucionária, principalmente o MIR, a Juventude do Partido Socialista, e a fração esquerdista dos social-cristãos, o MAPU.

Escolhidos entre militantes desses grupos políticos da esquerda e homens da polícia investigativa, foi formado o GAP, o chamado “grupo de amigos do presidente”, que chegou a ter mais de 150 homens, embora no final não passassem de 26 ou 28. Eles formavam uma equipe de segurança, com guarda-costas recrutados entre militantes socialistas para proteger melhor a vida de Allende, e ficaram ao seu lado até o último dia.


Poucos daqueles homens que compunham a guarda presidencial informal puderam sobreviver à ditadura, Com a recusa do Congresso Nacional, em 2 de junho de 1973, de autorizar o estado de sítio, considerado imperioso pelo Comandante em Chefe das forças armadas chilenas, o general legalista Carlos Prats, para que as forças armadas pudessem controlar o terrorismo de direita e de esquerda que já assolava o país, e assegurar o respeito à constituição, a violência chegava ao extremo, e temia-se por uma guerra civil.
Este era o estado de confronto, incitado pela “Patria y Libertad”, cujo primeiro ato terrorista foi perpetrado em parceria com oficiais sediciosos da marinha chilena e chamou-se “La noche de las mangueras largas” ocorreu precisamente no horário em que foi assassinado o ajudante-de-ordens de Allende, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Arturo Araya - com o objetivo de subverter a cadeia de comando da marinha. A operação terrorista executada pela “Patria y Libertad” consistiu em cortarem-se todas as mangueiras de abastecimento dos principais postos de gasolina de Santiago. Esse e outros atos terroristas do “Patria y Libertad” visavam favorecer e justificar a ação da facção golpista das forças armadas, apoiadas pelos Estados Unidos, e que culminaria com a quebra da longa democracia chilena, e com o sangrento golpe de estado de Pinochet
Este estado de confronto, patrocinado pelo grupo terrorista de ultra-direita “Patria y Libertad”, cujo primeiro ato terrorista foi perpetrado em parceria com oficiais sediciosos da marinha chilena e apoio da CIA - é conhecido como “A noite as mangueiras longas” e ocorreu precisamente quando foi assassinado o assistente de ordens de Salvador Allende, o capitão Arturo Araya, com ou objetivo de subverter cadeia de mando da marinha. A “Operação” terrorista executada pela “Patria y Libertad” consistiu em cortar  todas as mangueiras de abastecimento dois principais postos de gasolina de Santiago. Esse e outros atos terroristas do “Patria y Libertad” visavam promover e justificar uma ação de golpe militar pela facção das Forças Armadas que era apoiada pelos EUA, e que culminaria com a quebra de um longo período de aparentemente sólida democracia chilena, com ou ataque  sangrento ao estado com o comando de Augusto Pinochet.

Após o assassinato do general René Schneider em outubro de 1970, Allende entendeu que para a sua segurança pessoal, não poderia mais contar com as instituições constitucionais como o exército e polícia de carabineiros. Em contraste, a militância política já tinha dado mais de um sinal de lealdade para com o projeto socialista em geral e em relação à segurança pessoal do presidente em particular. Portanto, o GAP é criado imediatamente.
O grupo foi constituído informalmente durante a quarta e última campanha presidencial de Salvador Allende com quatro pessoas: Jaime Suárez, Augusto Olivares (chamado “o Cachorro”), Agustín Rodena (conhecido como “El Loco Guillermo”) e Eduardo Paredes (chamado de "Coco").

Quando Salvador Allende torna-se presidente com o apoio da coalizão de esquerda, a Unidade Popular, o Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR), sugere organizar melhor o grupo de segurança pessoal incipiente que havia nascido durante a campanha eleitoral. Por este motivo, durante o primeiro ano e meio, a coordenação da GAP estará sob a direção do MIR. No final de 1971, a Unidade Popular, a frente política da qual fazia parte o partido do Presidente, fica responsável pela coordenação e adiciona agentes de confiança da polícia investigativa, dos Carabineiros e das três forças armadas.

A direita delirava –e ainda existem historiadores, inclusive brasileiros, que repetem a fantasia- pensando que o GAP seria a base do “Exército Popular” que os grupos e organizações socialistas revolucionárias planejavam formar a partir das brigadas “Ramona Parra” do Partido Comunista, “Elmo Catalán” do P.Socialista e o “Movimiento Campesino Revolucionario” do MIR.  Entre os homens da seguranças que protegiam a residência de Allende, não havia cubanos, nem argentinos ou uruguaios do grupo Tupamaro. A organização do suposto e temido  “Exército Popular” não avançou –por fora da imaginação febril da direita- com a formação dos “Cordões industriais”, organização político-militar de operários e camponeses nas das indústrias estatizadas.


Mauro Eugênio Ribera entra em contato com o MIR.

O MIR nasceu em agosto de 1965, de um grupo de líderes estudantis da Universidade de Concepción, cuja origem é o Movimento Socialista Revolucionário -uma fração da Juventude Socialista de Concepción, muito ativa no Núcleo Espartaco e na FEC - Federação de estudantes de Concepción- e algumas outras organizações marxistas menores. No seu Congresso de fundação, realizada em Santiago, cinco delegados do grupo Vanguardia Revolucionaria Marxista-Rebelde (organização dos militantes marginalizados do PS juvenil na qual militou brevemente Miguel Enríquez, seu irmão Marco Antonio, Bautista van Schouwene o Marcello Ferrada de Noli, chefe do Núcleo Epartaco que abrigava a fração da Juventude Socialista, o Partido Popular Socialista, o Partido Radical do Chile, o POR -Partido Obrero Revolucionario-, anarquistas do grupo Libertarios, alguns ativistas das Juventudes Comunistas, críticos do seu partido, e que eram liderados por Luciano Cruz, um sector do Partido Revolucionário Socialista e dirigentes sindicais, agrupados em torno de líder sindical Clotario Blest e do militante trotskista historiador do POR, Luis Vitale, trabalhadores decidiram dar forma à nova organização. O Congresso de fundação aprovou três documentos, nesta ordem: 1) a teoria insurrecional, 2) declaração de princípios e 3) programa.

Na noite de 11 de setembro de 1973, a direção da MIR constatou que não havia a mais mínima possibilidade de se opor militarmente ao golpe. Tinha começado o toque de recolher, e a guerra que não tinha existido já tinha concluído: os militares controlavam totalmente o país. A essa altura, Miguel ordenou a retirada em ordem, era necessário mover a militância para outra fase, era preciso entrar na clandestinidade cerrada e aprender a andar no subsolo e nos porões. As instruções à militância mirista eram claras: preservar as estruturas de combate, verificar e restaurar as comunicações, evitar a caída dos dirigentes, e mudar o visual, os carros e toda a aparência em geral.

No quinto dia depois do golpe, as mulheres jovens saiam de saia, e todas elas já tinham mudado de penteado. Nunca antes tinham sido vistas sair de saia, e ainda numa Renoleta desconhecida em que elas iam e vinham. Ninguém no quarteirão suspeitou nada.

Após 15 dias, quase todos os contatos perdidos tinham sido restaurados. Alguns membros da Comissão política ficaram responsáveis pelas diferentes áreas geográficas do país. O pequeno partido de combate começou a receber fornecimentos, tanto de novos e mais seguros documentos, como de dinheiro e armas que foram enviadas pelo Partido Revolucionario de los Trabajadores –PRT– de Argentina; também recuperou parte do armamento que os cubanos tinham armazenados em uma embaixada de um país europeu. E ainda haviam planejado a substituição de líderes regionais “queimados” por outros com uma fachada mais legal.

Porém, durante o ano de 1974, o serviço de inteligência da força aérea do Chile (SIFA) e a temida direção de inteligência nacional (DINA) se lança atrás do MIR, numa ação devastadora, batendo em todos os níveis da estrutura da organização. O SIFA conseguiu capturar o “Coño Aguilar” (Arturo Villabela), quem caiu em 29 de março, na comuna de La Reina, quando ia fazer um contato; no confronto foi ferido com sete impactos de bala. Coño Aguilar ficou alguns dias no Hospital Militar e mais tarde foi transferido até as dependências da Academia de Guerra da Força Aérea. Neste momento Arturo Villabela –o Coño– era membro do Comitê Central, a Comissão Política e chefe militar do partido. Também o SIFA capturou Víctor Bull –o “Melinka” – que era membro do Comitê Central e responsável pelos “pobladores” ou habitantes das favelas da periferia das grandes cidades; prenderam também o Roberto Moreno, “El Pelado”, membro do Comitê Central e da Comissão política; e a Luis Retamar, líder da Regional Santiago.

Enquanto eles permanecem detidos na Academia de Guerra aérea, é executa uma estranha negociação que envolveu, entre outros, o coronel Edgar Ceballos “Inspector Cabeças”, o segundo homem no comando da inteligência da Fach (Fuerza Aéra Chilena); o Bispo de Linares, Carlos Camus; Laura Allende, irmã do ex presidente Salvador Allende, e o máximo dirigente do MIR, Miguel Enríquez.

Aparentemente, o coronel Edgar Ceballos, através de intermediários, propôs a Miguel Enríquez a libertação para os prisioneiros da MIR em troca do cesse da resistência armada e o reconhecimento por parte da organização da sua derrota política.
Em outras palavras, Ceballos propunha que o MIR capitulara; a troca dessa concessão, os militantes miristas iriam receber indulto e poderiam deixar o país; a garantia era nada menos que o próprio coronel Edgar Ceballos. Toda essa negociação era apenas uma estratégia que permitiria à SIFA ganhar a “guerra interna” que existia com a DINA, algo parecido à guerra feroz combinada com os malabarismos, manobras  e negociações com as guerrilhas argentinas que o almirante Massera manipulava para se contrapor ao exército do ditador Videla. Se a proposta fosse aceita pela direção do MIR, o serviço de inteligência da força aérea (SIFA) conseguiria o seu maior sucesso.

Miguel Enríquez analisou a proposta e pediu à antiga congressista Laura Allende para visitar a Academia de Guerra, onde estavam os prisioneiros, para falar com o “Coño”; ela pediu ao bispo Camus que a acompanhasse. E, enquanto isto tudo acontecia à luz do dia, nos porões da AGA os prisioneiros discutiam a proposta. Mas, apesar do fato de que a negociação proposta pelos marinhos concedia a eles uma possibilidade de obter a liberdade, os dirigentes guerrilheiros a rejeitaram.

Depois que Laura Allende cumpriu sua missão e falou brevemente com Arturo Villabela –o Coño–, Miguel recusou a oferta. Em 10 de setembro de 1974 a Comissão Política do MIR refutava, oficialmente, todo o trato. E continuou a perseguição feroz à organização.
Nesse período, um dos objetivos do movimento foi o desenvolver uma subdivisão do trabalho para a construção de redes de apoio em áreas escolhidas do sul do Chile, para a “preparação de condições do que seria depois uma eventual futura operação de forças de guerrilha permanente”.

Continuará.

Javier Villanueva. Concepción, Chile, agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário