Mempo Giardinelli estará no Instituto Cervantes de São Paulo em evento organizado pela Librería Española E Hispanoamericana.
Dia 19 de julho às 18h, para lançamento do Voltar a Ler.
O reconhecido autor argentino traz propostas para aumentar o número de leitores no Brasil. José Castilho, brasileiro com vivências afinadas às do Mempo no impulso da leitura no país e na América Latina, escreve o prólogo o livro.
VOLTAR A LER
IDIOMA: Português.
Brochura . Formato: 17 x 24; 232 páginas.
AUTOR: Mempo Giardinelli
TRADUÇÃO: Victor Barrionuevo e equipe de Librería Española: Alfredo Barrionuevo e Gabriela Hashimoto Silva
Traduzida do espanhol pela equipe de Víctor Barrionuevo da Librería Española e Hispanoamericana de São Paulo: Alfredo Barrionuevo e Gabriela Hashimoto Silva, a obra é o resultado de experiências bem sucedidas e políticas públicas na Argentina.
Voltar a Ler, de Mempo Giardinelli, com prólogo do responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o professor José Castilho, originalmente Volver a Leer, é um clássico argentino que interessa a professores, bibliotecários, bibliógrafos, editores, livreiros, diretores de escolas e educadores. Não se trata de una mera tradução ao português, mas sim de um detalhado "raconto" da longa experiência do autor no impulso de políticas e práticas de incentivo à leitura.
Um prólogo de atualização sugerido pelo tradutor à editora e ao autor resgata os avances na Argentina e na América Latina neste terreno nos últimos anos.Fonte: 02 de março de 2010. Ver em FaceBook de Librería Española e Hispanoamericana: http://www.facebook.com/album.php?aid=13304&id=100001981374255&l=64124ba0ec#!/photo.php?fbid=114811341928244&set=a.108229999253045.13304.100001981374255&l=64124ba0ec&theater
É importante que os pais sejam leitores? O que fazer se meus filhos não gostam de ler? Qual a melhor idade para começar a leitura em voz alta? Que texto é o mais conveniente? E se as crianças não ficam quietas? Ler história em quadrinhos é recomendável? Essas são dúvidas que frequentemente perturbam pais e professores quando o assunto é introduzir o hábito de leitura para as crianças. A Editora Nacional lança o livro Voltar a ler - propostas para ser uma nação de leitores, do educador e jornalista argentino Mempo Giardinelli. Mais de vinte anos de trabalho e da consciência da importância de uma política de leitura que tantos países necessitam.
Algumas ideias apontadas no livro foram adotadas como políticas de Estado na Argentina. Em algumas províncias, como Chaco, onde reside o autor, desde 2008 as estratégias de leitura em voz alta que o livro propõe foram aplicadas em todo o sistema escolar. "Há nove anos estávamos numa situação catastrófica, e posso dizer que hoje temos uma sociedade mais leitora, sobretudo uma juventude e uma infância que leem muitíssimo mais do que nas duas décadas anteriores", diz Giardinelli. O mais recente informe do Program for International Student Assessment (PISA), ou Programa Internacional de Avaliação de Alunos, indica que em 2009, a Argentina aumentou 24 pontos em compreensão leitora, em relação a 2006. Junto com a Colômbia, foram os dois países que mais cresceram em competência leitora.
No livro Voltar a ler, são aprofundados temas como a pedagogia da leitura, escola de literatura, a leitura em voz alta e a silenciosa, leitura e as novas tecnologias, a função da biblioteca e muito mais. O autor ainda propõe uma política nacional de leitura nos moldes do que vem sendo feito na Argentina. No final do livro, Mempo Giardinelli publica um guia para pais, professores e mediadores de leitura com perguntas e respostas. "Tomara que os educadores brasileiros compartilhem desse otimismo e encontrem no livro uma ajuda na tarefa de incentivo à leitura", exalta Giardinelli.
Mempo Giardinelli nasceu em Resistencia, província de Chaco, Argentina. Viveu em Buenos Aires entre 1960 e 1976, quando exilou-se no México, até 1984. Ao regressar, fundou e dirigiu a revista Puro Cuento (1986-1992). Atualmente reside em Resistencia. Sua obra, composta por novelas, livros de contos e ensaios, foi traduzida para mais de vinte idiomas e recebeu prêmios em todo o mundo. Escreve regularmente para diários e revistas da Argentina, Chile, México e outros paises. Foi professor de redação e jornalismo da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e Universidade de Poitiers (França). Em 1996, doou sua biblioteca pessoal de 10 mil livros para a criação de uma fundação, com sede na província de Chaco, dedicada ao fomento do livro e da leitura e à docência e investigação em Pedagogia da Leitura. Essa fundação criou e sustenta diversos programas culturais, educativos e solidários.
Veja mais sobre Mempo Giardinelli na página oficial do autor no FaceBook:
http://pt-br.facebook.com/pages/Mempo-Giardinelli/25754139989
Nenhum comentário:
Postar um comentário